4 dicas para começar um negócio online

Empreender online é uma escolha profissional cada vez mais buscada por várias pessoas. Pois, na realidade tudo pode ser vendido na internet, desde bens de consumo a prestação de serviços e consultorias e, atualmente os produtos virtuais – um segmento com bastante futuro.

Se você já tentou algum dos modelos de negócio tradicional, como franquias por exemplo, e quer tentar algo diferente? Você está querendo começar um negócio online? Essas 4 dicas vão lhe ajudar! Separamos o que pode ser um diferencial para aumentar sua produtividade e te dar mais motivação para empreender.

Antes de tudo gostaria de mostrar duas informações importantes?

Você sabe se tem perfil de empreendedor na internet?

O perfil do empreendedor online tem várias características importantes:

  • Estudar sempre. Não só o seu ramo – concorrência, técnicas novas para produção, recursos logísticos – assim como o mercado da internet em geral, que vem mudando constantemente e apresentando ferramentas novas e inúmeras possibilidades – que a concorrência deve estar usando.
  • Gerenciar o mundo online e o mundo físico. Sua operação de venda e atendimento ao cliente estará no mundo virtual, porém a logística (no caso produtos físicos) será feita no mundo “real” e os contatos com seus clientes e também com fornecedores ainda são bastante importantes.

O produto que escolheu possui ligação com você?

Esta é uma questão bem importante que pode influenciar todo o seu esforço no negócio virtual. A escolha do produto com o qual tem ligação é um passo importante para conseguir melhorar a produtividade. Criar e vender diariamente algo que não tem nenhuma afinidade pode ser ruim para você e para o seu negócio.

Claro que você pode aprender a gostar do seu produto. Mas é necessário saber que essa decisão tem bastante risco – e caso não tiver sucesso, pode ser arrasador no dia a dia com os funcionários, clientes e fornecedores.

Primeira dica começando um negócio online: é preciso focar em qualidade e ter um bom relacionamento e atender bem os clientes.

O pilar do negócio online – é a qualidade no relacionamento com seus clientes. Por isso, é necessário investir no relacionamento de qualidade com o cliente, isso significa tornar o produto atraente para que os consumidores queiram ter um conhecimento maior sobre os produtos da sua empresa, crie conteúdo que atraia o cliente sem focar em vender no início, ganhe autoridade, para depois fazer vendas e fidelizar os clientes.

Para os meios de atendimento, o ideal é simplificar o uso, ser objetivo e rápido nas respostas, porém sem tornar algo mecânico que afaste o que foi difícil conquistar.

Segunda dica para iniciar um negócio virtual: faça um Plano de Negócios amplo.

O Plano de Negócios é o primeiro e também mais essencial documento para estar começando um negócio online. Nele você definirá todas ideias iniciais, oportunidades e capital disponível e necessário isso possibilitara determinar prazos e ações para começar e operacionalizar.

  • Leque de produtos, custos e preço de venda.
  • Público-alvo, Valorização dos produtos e concorrência.
  • Despesas para abertura e funcionamento (despesas mensais).
  • Prazo de retorno do investimento e lucro esperado.
  • Valor de investimento e Capital de Giro necessário.
  • Estratégias a serem tomadas e cálculo de riscos.

Todos esses itens se estendem em diversas preocupações extras, sendo assim podemos saber a importância de iniciar um negócio virtual com base de um Plano de Negócios. Quanto mais amplo, objetivo e controlável for, maior será a chance de sucesso da empresa.

Terceira dica para iniciar um negócio na internet: contrate um profissional em Marketing Digital.

Pode ser um profissional freelance ou uma agência web, isso se você não tiver experiência na elaboração de um negócio online como: site ou blog, redes sociais e técnicas utilizadas no marketing digital, que permitirá que seu produto tenha uma grande visibilidade na internet.

Mesmo caso tenha pouca experiência, você poderá se envolver nas questões de produção, vendas e administração, então é aconselhável fazer uma parceria que possa estudar e melhorar suas estratégias online quando for preciso.

Quarta Dica para iniciar um negócio virtual: Qualifique você e seus colaboradores.

Este é um ponto indispensável para a criação de um negócio virtual. Mesmo quando temos bastante conhecimento sobre o produto ou serviço que vamos vender, é necessário estar atualizado sobre as novidades relativas a ele, e iniciar da melhor maneira possível.

Sendo assim, é fundamental termos a compreensão de como gerir e administrar todas as tarefas que são necessárias no dia a dia – pagamento de contas, contas a receber, contabilidade, logística, impostos e muito mais.

O aprendizado sempre é uma excelente forma de ter mais resultados. Invista mais no seu aprendizado, através de cursos gratuitos online, hoje você encontra vários sites na internet que oferecem esses cursos e separamos os cursos da FBV e para você conhecer todos cursos disponíveis da FBV é só acessar: https://www.fbvcursos.com/cursos

Leave a Reply